Grupos de Trabalho

GRUPO DE TRABALHO DE PROCESSOS DE OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS - GT OUTORGA

  • MAGDA CREIDY SATT ARIOLI - CRBio 001151/03-D - COORDENADORA;

Magda Creidy Satt Arioli possui graduação em Historia Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975). Mestrado em Zoologia pela PUCRS, Especialização em Ecologia Humana - UNISINOS. Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental - CRBio3/2010. Conselheira do Conselho Regional de Biologia 3º região - CRBio3 - gestão 2008/2011;2011/2014;2014/2017. Coordenadora da Comissão de Exercício Profissional do CRBio3. Bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, de 1976 a 2008. Sócia da MGD Assessoria Técnica Urbano Ambiental & Ambiental Salvaterra. Áreas de atuação: licenciamento ambiental, assessoria técnica urbano ambientail de empreendimentos e atividades, gerenciamento de estudos de impacto ambiental. Professora de Impacto Ambiental em Cursos de Extensão e no Curso de Pós-Graduação em Direito Urbanístico da Fundação Escola Superior do Ministério Publico -FMP/RS.

  • LUCIA HELENA RIBEIRO RODRIGUES - CRBio 025631/03-D - Secretária;

Lucia Helena Ribeiro Rodrigues é Professora Adjunta no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, utilizo abordagem de Soluções baseadas na Natureza (SbN) e bioprocessos aplicados ao tratamento de efluentes e restauração ambiental, a partir de wetlands construídos, utilizados individualmente ou combinados a outras tecnologias. Atuo nas áreas de limnologia aplicada, limnologia física, ecologia aquática, ecologia isotópica, interações tróficas em ecossistemas aquáticos, ecotoxicologia aquática, avaliação de impactos em ambientes aquáticos e efeito de mudanças climáticas em ecossistemas aquáticos. Docente credenciada no PPG Ecologia (UFRGS) e membro permanente do PPG Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS), ministro disciplinas de graduação nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Hídrica e Zootecnia. Integro o Núcleo de Estudos em Segurança Hídrica (NESH-IPH/UFRGS) e sou vice-coordenadora do grupo de pesquisa 'Laboratório de Ecotecnologia e Limnologia Aplicada' (LELA), dinâmica de comunidades biológicas (IPH/UFRGS).

  • ISA CARLA OSTERKAMP - CRBio 053223/03-D - Vogal;

Isa Carla Osterkamp é Bióloga pela UNIVATES (2006), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES (2009), Doutora em Ciências pelo PPGAD/UNIVATES, foi bolsista CAPES/FAPERGS, atuando no Laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas, com pesquisa na área de Paleobotânica, Evolução de Biomas e Palinologia. Atuou na área da pesquisa com estudos da avaliação da qualidade microbiológica e físico-química de amostras de méis, estudo de fármacos em plantas medicinais, levantamento de macrófitas aquáticas, estudo do carvão macroscópico fóssil como indicativo de incêndios vegetacionais ao longo do tempo e avaliação do efeito estufa pelos anéis de crescimento de gimnospermas. Atualmente é professora de Biologia e Ciências, Educadora Ambiental, coordena o Centro de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado, RS.

  • GRACIELA PACHECO - CRBio 101248/03-D - Vogal;

Graciela Pacheco é Mestra em Tecnologia Ambiental - UNISC (2016), Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2008) e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atuou como docente no Grupo de Estudos e Aprofundamento de Conteúdos do Ensino Médio - Universidade de Santa Cruz do Sul (2008). Atualmente atua como Analista Ambiental na Prefeitura Municipal de Vale do Sol.

Portaria nº 525, 2022

 

 

GRUPO DE TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO PARLAMENTAR, LEGISLAÇÃO ESTADUAL E MUNICIPAL - GT APLEM

  • ISA CARLA OSTERKAMP - CRBio 053223/03-D - COORDENADORA;

Isa Carla Osterkamp é Bióloga pela UNIVATES (2006), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES (2009), Doutora em Ciências pelo PPGAD/UNIVATES, foi bolsista CAPES/FAPERGS, atuando no Laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas, com pesquisa na área de Paleobotânica, Evolução de Biomas e Palinologia. Atuou na área da pesquisa com estudos da avaliação da qualidade microbiológica e físico-química de amostras de méis, estudo de fármacos em plantas medicinais, levantamento de macrófitas aquáticas, estudo do carvão macroscópico fóssil como indicativo de incêndios vegetacionais ao longo do tempo e avaliação do efeito estufa pelos anéis de crescimento de gimnospermas. Atualmente é professora de Biologia e Ciências, Educadora Ambiental, coordena o Centro de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado, RS.

  • MÁRCIA DA SILVA JACOBSEN - CRBio 017357/03-D - Secretária;

Márcia da Silva Jacobsen tem Graduação em Ciências Biológicas- Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS (1994), Especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul- ESP/RS (1996), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1999) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2003). Especialização e Aperfeiçoamento de Educação Permanente em Saúde/EPS em Movimento do EducaSaúde/UFRGS e Ministério da Saúde (2014-2015). Cursando Especialização em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa na ABACO/POA. 

  • FERNANDA BROCCA DE MATOS - CRBio 088064/03-D - Vogal;

Fernanda Brocca de Matos é Bióloga pela Universidade Luterana do Brasil, Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em fungos e bactérias. Atuou 8 anos na área de Licenciamento Ambiental, como Diretora de Licenciamento na Prefeitura Municipal de Torres. No ano de 2016 atuou também como Secretária do Meio Ambiente e Urbanismo no Município de Torres - RS.

  • ISMAEL EVANDRO PETRY - CRBio 110252/03-D - Vogal;

Ismael Evandro Petry possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Feevale (2016). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes, rio dos sinos, biomarcadores, brânquias e micronúcleo.

  • SHEILA CHRISTIANE D’ÁVILA RIPOLL - CRBio 118721/03-D - Vogal;

Sheila Christiane D'Ávila Ripoll é Bióloga Licenciada pela PUCRS, possui Perícia e Assistência Técnica Judicial. Possui experiência em Consultoria Ambiental. É responsável pela Empresa Sheila Ripoll Serviços Ambientais

Portaria nº 526, 2022

 

 

GRUPO DE TRABALHO DE PERÍCIAS - GT PERÍCIAS

  • CRISTINA BARAZETTI BARBIERI - CRBio 009418/03-D - COORDENADORA;

Cristina Barazetti Barbieri se licenciou em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e cursou Especialização em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente na mesma universidade. É Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN/USP), onde pesquisou a caracterização de crimes ambientais de poluição por meio do rastreamento de fontes de contaminantes nos sedimentos usando metais, isótopos e compostos orgânicos e incorporando metrologia forense, com financiamento de edital Universal do CNPq. Perita Criminal do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) aposentada em 2020, trabalhou, desde o início de sua carreira, em 1997, com perícias criminais ambientais, além de ter ocupado o cargo de Supervisora Técnica daquele órgão. Leciona a disciplina de Perícia Ambiental em cursos de Pós-Graduação e é autora de publicações na área.

  • RAFAEL ALMEIDA PORCIÚNCULA - CRBio 063765/03-D - SECRETÁRIO;

Rafael Almeida Porciúncula é Biólogo Licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestre em Aquicultura pela mesma universidade. Cursou especialização em MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e conta com experiências como analista e consultor ambiental, professor e órgãos de representação social na área da educação, além de ser Perito Judicial Ambiental cadastrado junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

  • JOÃO DE DEUS MEDEIROS - CRBio 008252/03-D - Vogal.

João de Deus Medeiros é Biólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre e Doutor em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), é professor na UFSC, atuando no mestrado em Perícias Criminais Ambientais, além de Perito Ambiental com atuação na Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC).

  • WILLI BRUSCHI JUNIOR - CRBio 008459/03-D - Vogal;

Willi Bruschi Junior é Biólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é sócio da Biolaw Consultoria Ambiental Ltda. Tem experiência acadêmica na área de Ecologia populacional de Peixes e Avaliação de Impactos Ambientais. Atua em processos de Licenciamento Ambiental, Programas de Gestão Ambiental e Auditorias.

  • CLARICE SAMPAIO ALHO - CRBio 009568/03-D - Vogal;

Clarice Sampaio Alho é Bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui PhD em Genética Molecular (UB, Spain); Pós-Doutorado Genética Forense (UCF, National Center for Forensic Science, USA). Professora e Pesquisadora; Orientadora em Genética de estudantes da graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Coordenadora de Laboratório Genética Humana e Molecular. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Evidências Forenses INCT Forense. Coordenadora de Genética INCT-Forense. Líder Grupo de Pesquisa-CNPq 'Alvos Genéticos e Biobancos: Pesquisa e Aplicação na Pericia Forense e no Diagnóstico'. Experiência em ISO-17025. Auditora Secretaria Nacional de Segurança Pública SENASP para a Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos RIBPG, Ministério da Justiça MJ, Governo Federal.

Portaria nº 533/2023