Cursos & Eventos

Aqui você encontra informações atualizadas sobre atividades de capacitação profissional voltadas para os profissionais da Biologia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Divulgue e participe!
Gostaria de divulgar cursos ou eventos? Entre em contato com o CRBio-03 pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • IV Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade

    Dias 18 e 19 de outubro de 2018
    Local: Auditório da UNIJUI - Campus Santa Rosa
    Ijuí/RS

    Inscrições gratuitas até 15 de outubro de 2018 pelo site www.comiteturvo.com.br ou pelo link: https://goo.gl/forms/PJL5YklwiRaInzag1

    Clique aqui e conheça a programação.

  • Mestrado em Sistemas Ambientais Sustentáveis da Univates - PPGSAS

    Inscrições abertas até 19 de outubro.

    A Univates oportuniza que pessoas de diferentes regiões possam cursar mestrado em regime intensivo em uma das melhores instituições do sul do Brasil. Esse Mestrado pretende formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva.


    Início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2019.
    Local: Tecnovates | Lajeado/RS
    Horário das aulas - Regime Regular: de abril a dezembro, sextas-feiras à noite e sábados pela manhã. Regime Intensivo: nos meses de janeiro e julho, de segunda à sexta-feira.

    Saiba mais em www.univates.br/ppgsas ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • Curso Caracterização de Estágios Sucessionais das Florestas do Bioma Mata Atlântica no RS

    De 19 a 21 de outubro - Carga horária: 25h/aula
    Local: Porto Alegre/RS


    Em sua terceira edição, este curso oportunizará aos participantes realizar uma atividade teórico-prática para caracterização dos estágios sucessionais do Bioma Mata Atlântica em área de ocorrência de Floresta Estacional Semidecidual no Rio Grande do Sul, município de Porto Alegre-RS.


    Ministrantes
    Biólogo MSc. Martin Grings
    Biólogo formado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) no bacharelado e na licenciatura. Mestre em Botânica pela UFRGS. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos (identificação de espécies botânicas, atuando principalmente com inventários florísticos, fitossociologia e diagnósticos do estado de conservação da vegetação).

    Biólogo MSc. Anderson Santos de Mello
    Biólogo (UFRGS), mestre em Biologia Vegetal (UFSC), e doutorando em taxonomia vegetal (UFRGS) atuando como pesquisador e consultor ambiental. Desenvolve diversos estudos sobre a flora e vegetação, como monitoramentos, estudos de licenciamento em diferentes escalas. Experiência destacada em diagnósticos de flora e vegetação de Unidades de Conservação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Taxonomista especialista na família Podostemaceae, possui experiência em levantamentos florísticos e fitossociológicos em diferentes regiões do país.

    Inscrições pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    Mais informações em https://praticasembotanica.com/cursos/inscricoes-abertas-2/

  • Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis – PPGSAS Univates

    Estão abertas até 19/10/2018 as inscrições para o processo de seleção complementar do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis – PPGSAS da Univates, com previsão de início das aulas para janeiro ou abril de 2019.

    O Edital do Processo Seletivo está anexo e disponível na página do Programa: https://www.univates.br/ppgsas/processo-seletivo

    Para mais informações, acesse http://www.univates.br/ppgsas/

  • Curso Gestão de Resíduos Sólidos e Elaboração de Planos de Gerenciamento - Lei nº 12.305/2010

    Dias 20 e 27 de outubro | Em São Leopoldo/RS

    O curso tem por objetivo proporcionar o conhecimento para a implantação de uma correta Gestão de Resíduos Sólidos ao exigido pela legislação vigente em todas as etapas do processo (geração até a destinação/disposição final destes) e elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos (Industriais, Construção Civil e Serviços de Saúde) conforme a Lei nº 12.305/2010 com a finalidade de evitar multas e passivos ambientais.

    Carga horária: 16h - Das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30

    Local: ACIST-SL
    Rua Lindolfo Collor, nº 439 5º andar - Centro

    Público-alvo 
    Profissionais da área do meio ambiente, estudantes de nível técnico ou superior e demais interessados na área ambiental.

    Valor: R$ 480,00
    20% de desconto para inscrições até 28 de setembro.

    Política de desconto:
    Inscrições até a data de 28/09/2018 tem 20% de desconto. Estudantes tem 40% de desconto. Para inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas, entrar em contato com a SMO Ambiental. Os descontos não são cumulativos. As inscrições deverão ser realizadas até dois dias antes do curso. Para parcelamento, entrar em contato com a SMO Ambiental.

    Material didático:
    pasta com bloco de papel e caneta. Os slides do curso serão enviados por e-mail. Haverá coffee break e certificado de participação.

    O certificado será fornecido para os inscritos que tiverem 75% de presença. O curso é válido como horas complementares

    Inscrições através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Mais informações em https://www.facebook.com/events/1170802253057750/ 

     

  • Minicurso Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - 2° edição

    Dia 20 de outubro de 2018
    Local: Rua Giordano Bruno, 318. Bairro Rio Branco.
    Porto Alegre-RS

    Conteúdos abordados
    • Introdução ao PGRS;
    • Legislações e normas pertinentes;
    • Elaboração do PGRS – passo a passo;
    • Apresentação de um modelo de PGRS.

    Carga horária: 4 horas
    *entrega de certificados e materiais de consulta via digital

    Público:
    Profissionais da área ambiental em geral, ambientalistas, biólogos, engenheiros, empresários, estudantes e demais interessados.

    Ingressos pelo site https://www.sympla.com.br/curso-de-capacitacao-para-elaboracao-de-plano-de-gerenciamento-de-residuos-solidos---pgrs__345101

    Informações, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Curso Zooplâncton Marinho: noções gerais de coleta, identificação e contagem para estudos ambientais

    Dia 20 de Outubro
    Horário: das 9h às 18h
    Local: Sindicato dos Engenheiros do RS | Porto Alegre/RS.

    O curso tem por objetivo oferecer conhecimentos gerais sobre coleta, identificação e contagem de zooplâncton marinho para realização de análises em laboratório e elaboração de relatórios e estudos ambientais.

    Ministrante - Dra. Vanessa Gazulha
    Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sócia-Fundadora da VG Consultoria Ambiental, especializada na elaboração de estudos e relatórios para licenciamento e monitoramento ambiental. Ministra cursos in company e para o público em geral voltados para a avaliação da qualidade das águas e das comunidades aquáticas desde 2012. Professora da graduação na Faculdade CESUCA desde 2014. Professora da Pós-Graduação no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS) de 2010 a 2014. Bióloga na Fundação Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (FUNASA/MS) atuando no Departamento de Saúde Ambiental como responsável pelo controle da qualidade da água para consumo humano, e no Departamento de Engenharia de Saúde Pública na análise de convênios de saneamento e licenças ambientais, de 2010 a 2013. Coordenadora de projetos e estudos ambientais na Geoprospec Geologia e Projetos Ambientais de 2008 a 2010. Como pesquisadora, tem experiência nas áreas de Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos, Comunidades Aquáticas e Espécies Invasoras. Autora do livro Zooplâncton Límnico: Manual Ilustrado. Publicou capítulos de livros e artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

    Saiba mais em www.sympla.com.br/zooplancton-marinho__248910

    Realização: VG Consultoria Ambiental
    Contatos (51) 99808-2123 ou pelo site www.vgconsultoriaambiental.com.br

  • Programa de Pós-Graduação em Biologia - Unisinos São Leopoldo/RS

    Inscrições abertas até 09/11/2018

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos informa que estão abertas até 09/11/2018 as inscrições para o processo de seleção de bolsista para vaga de estágio pós-doutoral do Programa Nacional de Pós-Doutoramento - PNPD.

    O Edital do Processo Seletivo está anexo e disponível na página do Programa: https://www.univates.br/ppgsas/processo-seletivo

    Para inscrições envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Biologia, ligue 51 3590-8477 ou acesse a página do PPG em http://www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/biologia/presencial/sao-leopoldo.

     

     

  • Minicurso Serpentes Peçonhentas: acidentes ofídicos

    Dia 27 de outubro de 2018.
    Das 13h às 19h20.
    Local: Centro de Estudos Ambientais EcoTerrenão.
    Estrada Maria Etelvina da Cunha Bueno n° 202. Estrada Passo da Taquara. Glorinha/RS.

    Ministrante
    Biólogo herpetólogo Igor Rosa que possui experiência na área técnica e científica.

    Conteúdo teórico e prático
    - Diferença entre peçonhento e venenoso
    - Identificação de espécie
    - Acidentes causados por serpentes
    - Soroterapia
    - Meio de prevenção
    - Primeiros atendimentos
    - Técnicas de manejo

    Carga horária: 6h

    Ingressos: www.sympla.com.br ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Material de apoio teórico e certificado on-line.

  • Curso de Licenciamento Ambiental

    Dias 10 e 11 de novembro de 2018
    Das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
    Local: Hotel Master Express Perimetral
    Av. Loureiro da Silva, 1840, Centro - Porto Alegre/RS

    O curso tem por objetivo oferecer conhecimento sobre os procedimentos para a elaboração do processo de Licenciamento Ambiental no Estado do Rio Grande do Sul
    em conformidade com a Legislação e normas ambientais da FEPAM, através do conhecimento de aspectos técnicos, legais e institucionais.

    Conteúdo programático
    - Conceitos aplicados ao Licenciamento Ambiental;
    - Legislação Ambiental Estadual e Federal aplicável ao Licenciamento Ambiental;
    - Instrumentos de Gestão Ambiental aplicados ao Licenciamento Ambiental;
    - Lei de Crimes Ambientais: Autos de Infração, Termos de Compromisso Ambiental, Termos de Ajustamento de Conduta;
    - Competência para licenciar (Órgãos Federal, Estaduais e Municipais);
    - Municipalização do Licenciamento Ambiental no Estado do Rio Grande do Sul: habilitação, competências e procedimentos;
    - Licenciamento Ambiental: Tipos de Licença, objetivo, prazos, características das licenças ambientais;
    - Atividades Sujeitas ao Licenciamento Ambiental;
    - Procedimentos para o Licenciamento Ambiental conforme a FEPAM: etapas, competências, roteiro, formulários, documentação exigida e custos;
    - Sistema Online de Licenciamento Ambiental no Rio Grande do Sul (SOL);
    - Estudos Ambientais necessários ao Licenciamento;
    - Implicações jurídicas da instalação, ampliação ou operação sem licença ambiental ou em desacordo com as exigências técnicas ou legais;
    - Estudos de caso.

    Material didático
    Será fornecido todo o material necessário para o curso (apostila com o conteúdo do curso, pasta, bloco de anotações e caneta).

    Certificado
    Alunos com 75% de frequência no curso receberão certificado ao final do curso.

    Instrutor: Rafael Volquind
    Engenheiro Civil (UFRGS, 1999). Especialista em Saneamento e Engenharia Ambiental de Obras Civis (PUCRS, 2000). MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (IPOG, 2016). Mestrando em Engenharia de Produção (PPGEP/UFRGS). Trabalhou na Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo/ RS (COMUSA) entre 2000 e 2005, onde atuou em projetos, execução e fiscalização de obras de Sistemas de Abastecimento de Água e de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Atua desde 2005 na Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS (FEPAM), tendo ocupado os cargos de Chefe do Serviço de Esgotamento Sanitário (2006-2007), Chefe da Divisão de Infraestrutura e Saneamento Ambiental (2007-2011) e Diretor Técnico (2011-2016). É componente da Diretoria do Sindicato dos Engenheiros, sendo membro do Conselho Técnico Consultivo na gestão atual. Também atua na Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção RS (ABES/RS), como 2º Tesoureiro.

    Investimento
    Profissionais: Taxa de matrícula R$ 100,00 + R$ 550,00
    Estudantes: Taxa de matrícula R$ 100,00 + R$ 450,00

    Inscrições pelo site www.maxiambiental.com. Informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    A ficha de inscrição está disponível no link http://maxiambiental.com/team_details/249-Curso-de-Licenciamento-Ambiental

  • Curso Identificação de espécies arbóreas da Floresta ombrófila densa das terras baixas do norte catarinense

    De 16 a 18 de novembro
    Local: RPPN Reserva Volta Velha - Tapoá/SC

    A RPPN Reserva Volta Velha, no município de Itapoá, localizada no litoral norte de Santa Catarina, preserva uma grande área de Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas, num dos pontos de maior riqueza da flora deste Estado. Aproveite a oportunidade para participar de um curso de 3 dias de imersão em meio a exuberante Mata Atlântica Catarinense convivendo com outros colegas e profissionais da área, com trocas de conhecimentos e novos contatos.

    Ministrantes
    Biólogo MSc. Martin Grings
    Biólogo formado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) no bacharelado e na licenciatura. Mestre em Botânica pela UFRGS e atualmente doutorando em taxonomia vegetal do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos (identificação de espécies botânicas, atuando principalmente com inventários florísticos, fitossociologia e diagnósticos do estado de conservação da vegetação).

    Biólogo MSc. Anderson Santos de Mello
    Biólogo (UFRGS), mestre em Biologia Vegetal (UFSC), e doutorando em taxonomia vegetal (UFRGS) atuando como pesquisador e consultor ambiental. Desenvolve diversos estudos sobre a flora e vegetação, como monitoramentos, estudos de licenciamento em diferentes escalas. Experiência destacada em diagnósticos de flora e vegetação de Unidades de Conservação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Taxonomista especialista na família Podostemaceae, possui experiência em levantamentos florísticos e fitossociológicos em diferentes regiões do país.

    Inscrições pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações, acesse https://praticasembotanica.com/cursos/inscricoes-abertas-2/

     

  • Processo Seletivo Discente 2019/1 - PPG em Biologia Unisinos

    O Programa de Pós-Graduação em Biologia estrito senso comunica a abertura de inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado até 12 de novembro de 2018.

    Inscrição online ou presencial.
    Taxa: R$ 70,00 (para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição)


    Também está aberto o período de Seleção de Bolsas PROSUC/CAPES e Fundo Pe. Theobaldo Frantz.

    - Inscrições no processo seletivo de discentes: até 12 de novembro;
    - Inscrições PROSUC/CAPES: de 29/10 a 22/11/2018;
    - Inscrições Theobaldo Frantz: de 29/10 a 22/11/2018.


    Os documentos estão disponíveis no site http://www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/biologia/presencial/sao-leopoldo.

  • VIII Seminário de Fiscalização Profissional 2018 - O Futuro das Profissões

    Dia 23 de novembro | Das 8h30 às 17h30

    O FÓRUM-RS realizará no dia 23 de novembro o VIII Seminário de Fiscalização Profissional que tem como tema “O Futuro das Profissões”, que impacta diretamente sobre todas as profissões e principalmente aos Conselhos Profissionais que têm entre suas competências a fiscalizá-las. O seminário tem por objetivo discutir e repensar as carreiras profissionais, adaptando-as às novas tecnologias e aos novos tempos, além do seu impacto nas atividades fiscalizatórias. Assim, os desafios serão debatidos em conjunto com a Câmara a Defesa da Sociedade - CDS.

    Local: Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/RS
    Auditório Guilherme Schultz Filho - 2º andar
    Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - Porto Alegre/RS

    Inscrições pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e perante a doação de 1kg de alimento não perecível a ser doado ao Banco de Alimentos.

  • Curso Zooplâncton Límnico para monitoramento ambiental

    Dia 24 de Novembro
    Horário: das 9h às 18h
    Local: Sindicato dos Engenheiros do RS | Porto Alegre/RS.

    O curso tem por objetivo oferecer conhecimentos gerais sobre coleta, identificação e contagem de zooplâncton de água doce para realização de análises e elaboração de relatórios para estudos ambientais.

    Ministrante - Dra. Vanessa Gazulha
    Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sócia-Fundadora da VG Consultoria Ambiental, especializada na elaboração de estudos e relatórios para licenciamento e monitoramento ambiental. Ministra cursos in company e para o público em geral voltados para a avaliação da qualidade das águas e das comunidades aquáticas desde 2012. Professora da graduação na Faculdade CESUCA desde 2014. Professora da Pós-Graduação no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS) de 2010 a 2014. Bióloga na Fundação Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (FUNASA/MS) atuando no Departamento de Saúde Ambiental como responsável pelo controle da qualidade da água para consumo humano, e no Departamento de Engenharia de Saúde Pública na análise de convênios de saneamento e licenças ambientais, de 2010 a 2013. Coordenadora de projetos e estudos ambientais na Geoprospec Geologia e Projetos Ambientais de 2008 a 2010. Como pesquisadora, tem experiência nas áreas de Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos, Comunidades Aquáticas e Espécies Invasoras. Autora do livro Zooplâncton Límnico: Manual Ilustrado. Publicou capítulos de livros e artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

    Saiba mais em www.sympla.com.br/zooplancton-limnico-para-licenciamento-ambiental__248909

    Realização: VG Consultoria Ambiental
    Contatos (51) 99808-2123 ou www.vgconsultoriaambiental.com.br

  • Curso Fitoplâncton Marinho: noções gerais de coleta, identificação e contagem para estudos ambientais

    Dia 8 de Dezembro
    Horário: das 9h às 18h
    Local: Sindicato dos Engenheiros do RS | Porto Alegre/RS.

    O curso tem por objetivo oferecer conhecimentos gerais sobre coleta, identificação e contagem de fitoplâncton marinho para realização de análises em laboratório e elaboração de relatórios e estudos ambientais.

    Ministrante - Dra. Vanessa Gazulha
    Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do
    Rio Grande do Sul (UFRGS). Sócia-Fundadora da VG Consultoria Ambiental, especializada na elaboração de estudos e relatórios para licenciamento e monitoramento ambiental. Ministra cursos in company e para o público em geral voltados para a avaliação da qualidade das águas e das comunidades aquáticas desde 2012. Professora da graduação na Faculdade CESUCA desde 2014. Professora da Pós-Graduação no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS) de 2010 a 2014. Bióloga na Fundação Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (FUNASA/MS) atuando no Departamento de Saúde Ambiental como responsável pelo controle da qualidade da água para consumo humano, e no Departamento de Engenharia de Saúde Pública na análise de convênios de saneamento e licenças ambientais, de 2010 a 2013. Coordenadora de projetos e estudos ambientais na Geoprospec Geologia e Projetos Ambientais de 2008 a 2010. Como pesquisadora, tem experiência nas áreas de Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos, Comunidades Aquáticas e Espécies Invasoras. Autora do livro Zooplâncton Límnico: Manual Ilustrado. Publicou capítulos de livros e artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

    Saiba mais em www.sympla.com.br/fitoplancton-marinho__248913

    Realização: VG Consultoria Ambiental
    Contatos (51) 99808-2123 ou pelo site www.vgconsultoriaambiental.com.br

  • 1
  • 2