Cursos & Eventos

Aqui você encontra informações atualizadas sobre atividades de capacitação profissional voltadas para os profissionais da Biologia do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Divulgue e participe!
Gostaria de divulgar cursos ou eventos? Entre em contato com o CRBio-03 pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Seminários PPG/Biologia 2018/1

    Abelhas em xeque: interações ecológicas alternativas, seleção de rainhas X inseticidas e pixels de polinização. Quem compra a ideia?
    Dia 20 de Junho - Das 11h30 às 13h

    Dr. Charles Fernando dos Santos
    PPG Zoologia PUCRS

    Evento gratuito e aberto ao público.
    Local: Auditório E09 005
    Unisinos - São Leopoldo

  • Curso de Análise Política Aplicada à Governança na Gestão de Recursos Hídricos

    Modo EAD 
    De 4 de junho a 15 de julho

    Modo presencial
    Dias 18 e 19 de julho - das 8h30 às 12h e de 13h30 às 18h.
    Dia 20 de julho - das 8h30 às 12h30

    Local: Sala de Capacitação da Agência Nacional de Águas (Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Bloco L)
    Brasília – DF.

     

    A Agência Nacional de Águas (ANA) convida para o Curso Semipresencial de Análise Política Aplicada à Governança na Gestão de Recursos Hídricos, com carga horária total de 40 horas-aula, sendo 20 horas a distância e 20 horas presenciais. O evento é voltado para representantes de instâncias colegiadas como Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselhos de Recursos Hídricos e para servidores dos órgãos do executivo nacional, estadual, municipal, entidades delegatárias e agências de bacia.

    O curso irá tratar de temas como autoridade, influência e poder, arranjos institucionais, capacidades estatais, coordenação intergovernamental e relações entre Estado e sociedade na gestão de políticas públicas. O conteúdo está organizado em cinco módulos descritos a seguir:

    Conceitos fundamentais: autoridade, poder, Estado, instituições, participação e representação
    Sistema político: federalismo e relações intergovernamentais, administração pública e sistema de regulação;
    Sujeitos políticos: burocracia, empresas, partidos, ONGs, mídia e movimentos sociais;
    Gestão de políticas públicas: processos de decisão e mecanismo de implementação, arranjos institucionais e capacidades estatais;
    Governança democrática: desafios das instâncias de gestão participativa, efetividade da participação social na gestão pública.

    Ao final do encontro, espera-se que os participantes tenham condições de compreender aspectos político-institucionais da gestão hídrica, incorpore à prática profissional abordagens e conceitos da ciência política e reconheça dilemas da gestão de políticas públicas na democracia contemporânea.

    Informamos que que cada participante deverá arcar com os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem. Será oferecido coffee break nos intervalos da manhã e da tarde.

    Instrutor do Curso: Doutor Clóvis Henrique Leite de Souza, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG.

    Inscrições:

    As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio de 2018!
    O curso é gratuito e possui vagas limitadas, após a inscrição os participantes selecionados irão receber um e-mail de confirmação até o dia 30 de maio.
    Os critérios de seleção estão no link de inscrição: https://capacitacao.ead.unesp.br/index.php/temas/64-governanca-comunicacao-e-participacao-social/165-analise-politica-aplicada-a-governanca-na-gestao-de-recursos-hidricos

     

  • 9º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    De 13 a 15 de junho
    Local: - Ministério Público do RS - Porto Alegre/RS


    O FIRS vai além do seu objetivo de apresentação de métodos, tecnologias, produção científica e boas práticas para a não geração, redução, reuso, reciclagem, tratamento e disposição ambientalmente adequada para os resíduos sólidos. Trata-se de um encontro para compartilhar conhecimento em busca de melhor qualidade de vida. Conta com a visão qualificada dos professores da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na construção de capacidades.

    Acesse a programação do evento em http://firs.institutoventuri.org/pt/programacao.html

    Clique aqui e inscreva-se pelo site do evento. 

  • WIBIS Wind Energy and Biodiversity Summit

    Dias 19 e 20 de junho de 2018
    Local: Consulado Geral de Portugal | Sala Fernando Pessoa
    Em São Paulo/SP

    Uma conferência internacional onde especialistas em biodiversidade e em energia eólica se juntam com participantes locais. É uma plataforma para agregar pessoas, divulgar conhecimento e promover as melhores práticas nestes temas.
    WIBIS é também um promotor de projetos de investigação e desenvolvimento científico globais com a participação de parceiros locais.

    Para mais informações e inscrições, acesse: www.wibisummit.org.

  • Apresentação do Sistema MTR Online

    Dias 19 de junho de 2018
    Local: UNISC - Auditório do Tecnounisc - bloco 19
    Horário: 13:30h às 17h
    Em Santa Cruz do Sul/RS

    O Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos - MTR Online - substituirá o antigo modelo de talionário utilizado pela Fepam. O mesmo já está disponível para os usuários, sendo seu uso obrigatório para os geradores, transportadores e destinatários declararem e efetivarem o embarque, transporte e recebimento de todos os resíduos sólidos na plataforma. O MTR Online será a única forma de documentar a movimentação de resíduos sólidos no Rio Grande do Sul e será obrigatório a partir de  30/06/18, conforme Portaria nº 33/2018.

    Palestrantes
    Odilon Amado
    Diretor Regional Sul da ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes)

    Tiago José Pereira Neto
    Conselheiro no CODEMA/FIERGS - Conselho de Meio Ambiente

    Vanessa Rodrigues
    Representante da FEPAM.

    Inscrições gratuitas na ACI através do fone (51) 3713-1400, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do Whatsapp (51) 68458-0640

  • Curso de Identificação de Espécies Arbóreas da Floresta Ombrófila Mista em contato com a Floresta Estacional Decidual na Serra Gaúcha

    De 22 a 24 de junho - Em Nova Petrópolis/RS
    Local: Escola e hospedaria Bom Pastor

    A Flora Arbórea do Estado Rio Grande do Sul possui mais de 500 espécies nativas! Destas, em torno de 200 ocorrem nas florestas com araucária e florestas de encosta do município de Nova Petrópolis-RS. Aproveite a oportunidade para estudar e conhecer as árvores nativas da serra gaúcha, aprendendo dicas para a sua identificação a campo e características ecológicas importantes das espécies! Trata-se de um curso de imersão de 3 dias com hospedagem e alimentação incluídas. Um ambiente de troca de conhecimento e novos contatos!


    Para inscrições ou mais informações, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acesse https://praticasembotanica.com/cursos/inscricoes-abertas-2/

  • TERMIS Americas - Workshop

    TERMIS Americas - Workshop
    4º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa
    De 27 de junho a 1º de julho - Em Porto Alegre/RS

    Locais: UFRGS e Centro de Eventos Barra Shopping Sul

    O Instituto de Pesquisa com Celulas-tronco (IPCT), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS - Tissue Engineering Internacional e Regenerative Medicine Society) firmam uma parceria promovendo o primeiro TERMIS AMERICAS WORKSHOP e o 4º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, o qual será realizado na UFRGS e no centro de eventos Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, do dia 27 de junho ao dia 1º de julho de 2018.

    A realização do TERMIS Americas – Workshop 2018 é o resultado de uma longa parceria estabelecida entre o IPCT e a UFRGS, através da Profª. Drª Patricia Pranke, que é membro do conselho da entidade TERMIS (Tissue Engineering Internacional e Regenerative Medicine Society) desde 2015. A parceria visa a promoção das atividades de ensino e pesquisa das instituições, o aprofundamento das relações entre o Brasil e outros países no desenvolvimento de pesquisas na área. Serão realizadas diversas atividades científicas em 5 dias intensos de programação (minicursos, palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos) para um público estimado de 600 participantes.
    Participarão palestrantes renomados, pesquisadores e estudantes unidos por um assunto em comum: a pesquisa para o desenvolvimento de novas tratamentos na medicina regenerativa e terapia celular.

    O evento ocorrerá em Porto Alegre, localizado no centro do Mercosul, para fomentar a discussão das pesquisas na área de engenharia de tecidos e medicina regenerativa, visando aproximar os resultados das pesquisas cada vez mais para a sociedade.

    Mais informações podem ser obtidas no site do evento: termisamerica2018.com.br

     

  • Curso de Licenciamento Ambiental na Prática

    Dia 7 de julho
    Local: Timbó/SC

    O curso tem como objetivo formar profissionais preferencialmente da área ambiental, com habilidades legais administrativas, no que tange ao processo de licenciamento ambiental com previsões para outras áreas. Busca preencher a lacuna prática, apresentando e simulando ações de licenciamento ambiental. Faz-se necessário visto que muitos profissionais técnicos, tecnólogos e bacharéis saem das instituições formadoras apenas com o diploma, mas sem conhecimentos práticos simulados, sem contar a superficialidade no acesso aos variados temas abordados em todo o curso de formação, que vão de um ano e meio a cinco anos.

    Conteúdo Programático:
    Direito Ambiental e Administrativo
    Constituição Federal, PNMA, PNRS, PNEA, Estatuto das cidades e outras normas complementares;

    Documentação Técnica
    Procuração, requerimentos, declarações, certidões, classificação e tipificação de estudos técnicos. Documentos técnicos profissionais.

    Atividades ou empresas sujeitas a licenciamento
    Tipificação e classificação prática das atividades no licenciamento ambiental em Santa Catarina.

    Sistemas e softwares, questões locais e regionais
    Protocolizando licenciamento ambiental e outros. Reconhecimento de sistemas para uso no processo de licenciamento e estudos ambientais.
    Munipalização do processo de licenciamento ambiental.

    Público-alvo:
    Profissionais e alunos de nível superior e técnico nas áreas de meio ambiente, construção civil, produção e química, ainda a especificar:
    - Engenheiros ambientais, produção, civil, químico, eletricista e mecânico.
    - Bacharéis em arquitetura, biologia, administração, contabilidade e direito.
    - Tecnólogos em gestão ambiental, processos gerenciais, gestão de qualidade, gestão de processo industrial, gestão do agronegócio e segurança do trabalho.
    - Licenciados em química, biologia e geografia.
    - Técnicos em meio ambiente, química, saneamento, edificações, segurança do trabalho e outros.

    O aluno que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo Certificado Premium de Licenciamento Ambiental na Prática com 40 horas e validade nacional.

    Inscrições: Advance Treinamentos. Telefones: (47) 3399-2014 e Whatsapp 98469-8187.

  • Pós-Graduação IPOG MBA Perícia, Auditoria & Gestão Ambiental

    Desconto de até 25% para Biólogos registrados no CRBio-03

    Com foco em apresentar a atual problemática ambiental, o MBA irá oferecer ferramentas necessárias para desenvolver a consciência crítica e dinâmica que permita o desenvolvimento de programas na área socioambiental, bem como a realização de auditoria e/ou perícia judicial e extrajudicial. Oferece fundamentação teórica e prática de forma a permitir que o profissional possa atuar no mercado de trabalho como auditor ambiental, perito ambiental, assistente técnico ou consultor ambiental de acordo com as atribuições inerentes a expertise destes profissionais.

    Mais informações, ligue (51) 3225-3501 ou acesse:
    www.ipog.edu.br/curso/meio-ambiente/mba-pericia-auditoria--gestao-ambiental

  • Mestrado Acadêmico em Biociências e Reabilitação

    O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação do Centro Universitário Metodista IPA oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Biociências e Reabilitação com a duração de 24 meses.

    Para mais informações, acesse www.metodistadosul.edu.br/mestrado/biociencias_reabilitacao.

  • Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão

    O Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA oferece o curso de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão com a duração de 24 meses.

    Para mais informações, acesse www.metodistadosul.edu.br/mestrado/reabilitacao_inclusao

  • A Faculdade FACTUM oferece Curso de Especialização em Auditoria em Saúde.

    O curso tem por objetivos Capacitar profissionais de nível superior na área de saúde para o desempenho das funções de auditores de sistemas de saúde em empresas contratantes de serviços (planos de saúde, seguradoras, autogestão em saúde e outras) e de assistência médica e hospitalar e para o desempenho das funções de auditores internos (Controller) em empresas prestadoras de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios e outras) de assistência médica e hospitalar.

    Para mais informações, acesse www.posgraduacaofactum.com.br 

    Fonte: Faculdade FACTUM

  • A Faculdade FACTUM oferece Curso de Especialização em Urgência, Emergência e Trauma.

    O curso tem por objetivo capacitar ao atendimento de vítimas de acidentes e agravos à saúde, que necessitem cuidados em caráter de urgência e emergência na rede básica de atenção e na área hospitalar, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Morbimortalidade por Acidentes e Violência. Qualificar profissionais da área para atuarem na prevenção, no atendimento e na reabilitação de indivíduos acometidos por situações de urgência e emergência.

    Para mais informações, acesse www.posgraduacaofactum.com.br ou clique aqui.

    Fonte: Faculdade FACTUM

  • 1