Atuação: Saiba mais sobre a subárea de Bioprospecção

Para a regulamentação das atividades profissionais e áreas de atuação do Biólogo em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção, o GT Áreas de Atuação do Conselho Federal de Biologia estipulou o Parecer CFBio nº 24/2010.

Neste documento estão inclusos detalhes sobre a subárea de Bioprospecção, integrando a área de Biotecnologia e Produção, com as respectivas atividades técnicas passíveis de serem executadas pelo Biólogo, de acordo com sua formação específica. Atuar, pesquisar, desenvolver e aplicar tecnologias visando gerar novos produtos a partir de animais, vegetais e microorganismos são algumas das atividades da subárea que integram os serviços da empresa Regenera Moléculas do Mar.

Com o objetivo de contribuir com a consolidação de um novo ciclo de desenvolvimento tecnológico a partir do mar por meio de pesquisas, a empresa visa uma conscientização sobre o oceano de forma que este seja valorizado pela população não apenas em momentos de lazer. Os serviços funcionam com a coleta de pequenas amostras do fundo do mar, que seguem para o laboratório onde seus fungos e bactérias são isolados, permanecendo num banco onde podem ser reproduzidos, sem a necessidade do recolhimento de novas amostras. Essas coletas podem resultar em inúmeros produtos, sejam eles fármacos, soluções sustentáveis para o agronegócio ou novas tecnologias para o setor de cosméticos, por exemplo. O empreendimento possui o primeiro e único banco privado de micro-organismos de origem marinha do país.

Para sócio fundador e CEO da Regenera, Biólogo Mário Frota Júnior, tornou-se necessário um modelo de pesquisa em que a importância do ambiente marinho fosse de fato reconhecida, não somente pelas questões tradicionalmente discutidas, mas também por meio de aplicações do conhecimento gerado na pesquisa básica. “Sempre acreditei que se a vida veio do mar, as soluções devem estar lá (...) transformar conhecimento em soluções e inovações é uma ótima via de conscientização”, salientou.

Para acessar as demais atividades da subárea de Bioprospecção, segundo o Parecer CFBio nº 24/2010, clique aqui.

Imagem: Divulgação Regenera Moléculas do Mar