Atuação: Saiba mais sobre a subárea Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos

Para a regulamentação das atividades profissionais e áreas de atuação do Biólogo, o GT Áreas de Atuação do Conselho Federal de Biologia estipulou o Parecer CFBio nº 24/2010. Neste documento também estão inclusos detalhes sobre a subárea de Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos, integrante da área e Meio Ambiente, com as respectivas atividades técnicas passíveis de serem executadas pelo profissional da Biologia.

Identificar espécies de interesse econômico, raras e ameaçadas de extinção, exóticas, bioindicadoras, entre outras, é uma das atividades de grande importância realizada nesta subárea, de acordo com o Biólogo Jair Putzke, Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “O profissional micologista pode encontrar, isolar e identificar características de fungos para diversos setores, como o de queijos e bebidas, por exemplo”, explica. Visto que exportações e importações de produtos agropecuários podem também trazer ou enviar fungos, ainda é possível atuar em laboratórios que identifiquem e viabilizem – ou não – estes organismos. O trabalho na subárea permite igualmente tratamentos mais eficientes e o isolamento de inúmeras substâncias de interesse médico.

Por fim, segundo Putzke, a identificação de espécies ameaçadas torna-se também uma possível atuação do Biólogo micologista. “A área permite estudos de impacto ambiental melhores para empreendimentos e preservação deste importante grupo, um campo que ainda é pouco explorado no Brasil, onde a fauna microscópica é o que mais importa”, salienta.

Para acessar as demais atividades da subárea de Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos, segundo o Parecer CFBio nº 24/2010, clique aqui

Imagem: Bióloga Ana Boeira Porto