Atuação: Saiba mais sobre as subáreas Biologia Molecular e Bioinformática

A Biologia Molecular e a Bioinformática são subáreas integrativas descritas no Parecer Nº 24/2010, criado pelo GT Áreas de Atuação do Conselho Federal de Biologia (CFBio). Ambas contemplam conhecimentos de genética, bioquímica, informática, estatística e de outras áreas da Biologia que trazem grande avanço ao conhecimento técnico-científico.

Trabalhando no Mestrado Acadêmico em Avaliação de Impactos Ambientais, da Unilasalle, a Bióloga Fernanda Rabaioli atua com linhas de pesquisa nas quais ferramentas da Biologia Molecular e da Bioinformática são essenciais para a elucidação de fenômenos e processos Biológicos. Segundo ela, dentro da linha de Gestão de Indicadores Ambientais, ferramentas de ambas as subáreas podem ser utilizadas em fenômenos como depauperação do pool genético de populações naturais ameaçadas, processos de invasão biológica, vetores de doenças, caracterização de comunidades bacterianas e avaliação de polimorfismos genéticos em populações expostas à contaminantes químicos. “Já em relação à linha Tecnologias Ambientais, podem ser associadas a testes de toxicidade em projetos relacionados à avaliação da saúde ambiental e do trabalhador”, explica. Neste caso, Fernanda trabalha especificamente com biomonitoramento ambiental e ocupacional, e emprega distintos biomarcadores in vivo e in silico com o objetivo de compreender a complexidade do impacto ao ambiente e à saúde do trabalhador.

Como pesquisa colaborativa, a Bióloga igualmente realiza atividades e experimentos nos Laboratórios de Ecogenotoxicidade e de Biologia Celular e Molecular, com o auxílio de estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas e do Mestrado. Atualmente, neste trabalho, espécies são avaliadas em relação à exposição ambiental e, em muitos casos, associadas com resultados obtidos por meio da Biologia de Sistemas, que também é um dos ramos da Bioinformática. “A Biologia de Sistemas investiga as interações entre os componentes de um sistema biológico, buscando contribuir no entendimento de como estas interações influenciam a função e o comportamento do sistema, através da análise de redes de interação”, destaca.

Para acessar as demais atividades das subáreas de Biologia Molecular e Bioinformática, segundo o Parecer CFBio nº 24/2010, clique aqui