Atuação: Saiba mais sobre as atividades de Reprodução Humana Assistida

Para a regulamentação das atividades profissionais e áreas de atuação do Biólogo em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção, o GT Áreas de Atuação do Conselho Federal de Biologia estipulou o Parecer CFBio nº 24/2010. Neste documento estão inclusos detalhes sobre a subárea Reprodução Humana Assistida, integrando a área de Saúde, com as respectivas atividades técnicas passíveis de serem executadas pelo Biólogo, de acordo com sua formação específica. 

Realizar criopreservação, descongelamento, cultura e desenvolvimento de embriões são algumas das atividades da subárea que constituem os serviços da empresa Fertilitat, responsável por cerca de 1.000 casos de Fertilização in Vitro ao ano. Com o objetivo de viabilizar a gravidez para aqueles que possuem dificuldades ou encontram barreiras para conceber de forma espontânea, o laboratório é carregado de responsabilidade e aprendizado em uma área que evolui rapidamente. 

A rotina da empresa inicia cedo, com a fertilização e evolução da coorte embrionária de cada paciente. Assim, juntamente com a equipe médica, as melhores condutas são decididas para cada caso. Pela manhã também ocorrem as punções foliculares, quando os oócitos de cada paciente são recuperados. A inseminação intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI) ocorrerá ainda no mesmo dia, e os embriões resultantes serão acompanhados pela equipe do laboratório pelos próximos cinco dias, aproximadamente. 

Para a Bióloga Embriologista do laboratório, Shana Flach, a atenção é um atributo indispensável ao profissional desta área. “Avaliação e preparo seminal, criopreservação de gametas e embriões, ICSI, transferência embrionária para o útero e biópsia embrionária são também exemplos de tarefas que realizamos todos os dias”, destacou. A profissional ainda salienta que o trabalho, já almejado por ela desde quando ingressou na Biologia, exige igualmente muita dedicação. “Para atuar com reprodução humana assistida devemos ter em mente que teremos que dedicar nosso conhecimento, habilidade e tempo ao sonho dos nossos pacientes. Um resultado positivo faz valer todos os dias da nossa profissão!”, salientou. 

Para acessar as demais atividades da subárea Reprodução Humana Assistida, segundo o Parecer CFBio nº 24/2010, clique aqui.