Comissão Interventora Federal participa de Sessão Solene em Homenagem aos 40 anos de regulamentação da profissão Biólogo

Nesta terça-feira, 3 de setembro, os integrantes da Comissão Interventora Federal do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03), Wlademir João Tadei, Presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Henrique Gonçalves Sostizzo e Ivana de Freitas estiveram presentes na Sessão Solene em Homenagem aos 40 anos de regulamentação da profissão Biólogo. A ocasião ocorreu no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

O Deputado Federal Fred Costa, requerente da Sessão Solene, iniciou lendo o discurso do Presidente da Câmara, Deputado Federal Rodrigo Maia. No texto, o parlamentar parabenizou todos os profissionais da Biologia e destacou a sanção da Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979, que regulamentou a profissão. “Abria-se naquele momento um leque de possibilidades entre as atribuições do novo profissional, dentro de uma esfera de atuação que buscava acompanhar o que já se produzia em nível mundial, além de introduzir no Brasil as novidades cientificas em diversos campos”, salientou.

Wlademir João Tadei, Presidente do Conselho Federal, introduziu seu pronunciamento com uma frase de Charles Darwin: “Na história da humanidade (e dos animais também) aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram”. O Biólogo ainda ressaltou as histórias da Biologia, dos CRBios e principalmente do CFBio. “O mais importante é que nos mantivemos firmes e unidos e hoje, alem do Federal, já temos oito Conselhos Regionais de Biologia no país. Esses oito já somam mais de 100 mil profissionais registrados. Realmente parece que as palavras de Darwin também se aplicam a nós”, destacou.

Por fim, troféus em homenagem aos 40 anos de regulamentação da profissão foram entregues aos Biólogos: Vicente Conte, Presidente do Conselho Regional de Biologia da 2ª Região (CRBio-02), Maria Teresa de Paiva Azevedo, Conselheira Tesoureira do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), Ivana de Freitas, Tesoureira da Comissão Interventora Federal (CIF) do Conelho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03), Tales Heliodoro Viana, Presidente do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04), Alcione Ribeiro de Azevedo, Presidente do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) e Vinícius Abilhoa, Vice-Presidente do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região (CRBio-07). 

Também estiveram presentes o Deputado Federal Marreca Filho, Presidente da Sessão Solene, o Deputado Federal Rodrigo Agostinho, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o Conselheiro Antônio de Araújo Freitas, Presidente da Câmara de Educação Superior, representando o Presidente do Conselho Nacional de Educação, a Diretora de Qualidade Ambiental do IBAMA, Carolina Fiorillo Mariani, representando a presidência da Instituição e demais Deputados, Autoridades, Coordenadores de Cursos e Biólogos.

Para assistir a Sessão Solene completa, clique aqui

Imagens: Divulgação CRBio-03