3º Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios aborda áreas de sombreamento e outras temáticas

Nos dias 13 e 14 de setembro, ocorreu, em Brasília, o 3º Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas. Além de outras temáticas, a matriz curricular dos Cursos e a formação de Biólogos para atuação em áreas de sombreamento foram abordadas durante o evento. Os membros da Comissão Interventora Federal (CIF) do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03), Wlademir João Tadei, Henrique Gonçalves Sostizzo e Ivana de Freitas estiveram presentes. 

A outorga do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi realizada na sexta-feira, 13, onde os indicadores de avaliação estabelecidos pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) foram apresentados em três blocos: Projeto Pedagógico de Curso, Instrumentos de Avaliação do Curso/MEC e Atuação Profissional dos Egressos. Dos 1.115 cursos de Ciências Biológicas registrados nas modalidades Licenciatura e Bacharelado em 2019, 149 receberam nota 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), sendo pré-selecionados para receberem o Selo CFBio. Destes, 10 foram contemplados com a honraria, seis de Licenciatura e quatro de Bacharelado.

“A importância da formação básica do Biólogo para atuação em áreas de sombreamento com outras profissões” foi a temática do segundo dia de Fórum, no sábado, 14. Com a mediação da Conselheira Federal Bárbara Rosemar Nascimento de Araújo, integrante da Comissão CFBio de Cursos, quatro áreas de sombreamento, também exercidas por outros profissionais, foram destacadas na mesa redonda: Biotecnologia, Reprodução Humana Assistida e Controle de Vetores e Pragas. Participaram, ainda, a Bióloga Maria Antônia Munoz Malajovich, membro da Comissão de Biotecnologia do CFBio, o Diretor Secretário da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Paulo Franco Taison e o vice-presidente da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), Biólogo Sérgio dos Santos Bocalini.

Para mais detalhes sobre o 3º Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios, clique aqui

 Imagem: Divulgação CRBio-03