Corte da principal festividade de Mostardas visita a diretoria do CRBio-03

29 de novembro de 2019

 Na última quinta-feira (28), a corte da 19º Ovearte – Feira do Cordeiro, Artesanato e Cultura Mostardense visitou a diretoria do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, em Porto Alegre.

A Ovearte teve sua primeira edição em 1990, mas desde 2011 não acontecia a festividade. Este ano a comunidade resolveu retomar esta que é considerada a mais tradicional e popular festa da região.

O município de Mostardas se denomina "afroaçoriano" e nele habita a comunidade quilombola Teixeira. Em respeito à sua história, a corte da festa deste ano é formada por três mulheres afrodescendentes, a Rainha Hellen Ribeiro e as princesas Bruna Machado e Marieli Mota, eleitas em junho de 2019.

A 19ª edição da Ovearte acontece de 4 a 8 de dezembro no Parque de Exposições Zé Terra, sede do Sindicato Rural de Mostardas. O evento contará com exposições e comércio de produtos agropecuários; exposição e comércio de exemplares do rebanho ovino, bovino e equino, apresentações culturais como danças folclóricas e ternos de reis, shows locais, regionais e nacionais, entre outras atividades culturais e comerciais.

A entrada no parque é gratuita, com cobrança apenas aos shows.