CFBio assina nota pública do FCFAS contrária ao aumento da carga horária EAD nos cursos da Saúde

23 de dezembro de 2019

No mês de dezembro o Ministério da Educação (MEC) autorizou as instituições de ensino superior a ampliarem a carga horária de aulas à distância em cursos presenciais. Os cursos de graduação presenciais poderão ofertar até 40% de disciplinas com metodologia EAD. O limite anteriormente definido era de 20%. Os cursos da área da saúde, que eram excluídos na portaria anterior, foram inseridos nesta.

O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), por meio de sua Comissão de Educação, emitiu uma nota pública contrária a toda modalidade de ensino à distância na graduação na área de saúde. O documento foi assinado pelos Conselhos Profissionais que fazem parte do Fórum, entre eles o Conselho Federal de Biologia.

Os cursos destas áreas precisam do contato pessoal e práticas presenciais serão substituídas, numa grande porcentagem, por virtuais. A graduação na saúde tem no seu currículo 20% da carga horária em estágios presenciais, com 40 % em EAD, sobrariam apenas 40% para as atividades presencias na instituição de ensino. Esta é uma das maiores preocupações dos Conselhos já que impactaria diretamente no atendimento à saúde na sociedade.

A nota enfatiza que, conforme a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos assegurado. Considerando que a formação na área de saúde deve ser de qualidade na formação técnica e de ordem prática presencial, permeada pela integração ensino/serviço/comunidade, com experiências na diversidade de cenários/espaços de vivências e práticas, esta será impedida e comprometida com o aumento da possibilidade de oferta na modalidade EAD.

Para conferir a Nota Pública do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde clique aqui.