CRBio-03 pede retificação de edital de bolsa de pesquisa da FAPESC para inclusão de Biólogos

20 de janeiro de 2020

No dia 11 de dezembro a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) publicou o edital de Chamada Pública FAPESC nº 19/2019 - Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada nas áreas de Recursos Hídricos e Saneamento.

Foram abertas 17 bolsas para candidatos de nível superior para atuarem na área de Gestão de Recursos Hídricos exclusivas para Engenheiros Ambientais ou Sanitaristas, excluindo os profissionais Biólogos.

"Entretanto, analisando o Edital entende-se que o profissional Biólogo pode ser inserido nas modalidades de Hidrologia, Planejamento de Recursos Hídricos, Saneamento e Assessoria dos Comitês de Cubatão, Tijucas e Camboriú, com experiência na área de recursos hídricos, pois teriam plenas condições de concorrer as vagas oferecidas", salienta o presidente do Conselho de Biologia, Jackson Muller, que completa "encaminhamos correspondência à Fundação para que seja retificado o edital e haja inserção do Biólogo nas vagas onde temos habilitação profissional para participar."

Uma das metas da nvoa gestão do CRBio-03, que assumiu o Conselho em novembro, é de trabalhar em defesa dos Biólogos com atenção especial aos concursos públicos dos órgãos públicos nos estados do RS e de SC.

“Sinteticamente 'Gestão de Recursos hídricos' é gestão ambiental, e o Biólogo está apto a participar, pois faz parte do seu currículo acadêmico de formação. Nós, como Conselho, vemos viável a participação do profissional, não tem porque restringir a Engenheiros Ambientais ou Sanitaristas", explica o delegado do CRBio-03 em Santa Catarina, Biólogo Emerilson Emerim.