Bióloga explica sobre o novo Coronavírus

29 de janeiro de 2020

O novo Coronavírus tem deixado alerta a população mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente cinco mil pessoas já foram infectadas no mundo por ele. O Coronavírus faz parte de uma família viral, pode causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves. Este novo vírus se espalhou a partir da região de Wuhan, na China. Dos anos 2000 para cá é a terceira contaminação causada por este tipo de vírus, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS), também ocorrido na China, em 2002 e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) que aconteceu em 2012.

A Bióloga Dra. Sabrina Esteves de Matos, professora da Universidade Feevale, explica que provavelmente este seja um caso de zoonose, quando doenças típicas de animais podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa. “Acredita-se que o novo Coronavírus tenha sido originalmente transmitido para o ser humano de animais silvestres, mas nada está confirmado ainda”, relata a Bióloga.

Sabrina ressalta que esse novo vírus já ocasionou mais mortes até agora se comparado ao SARS. Por isso a OMS tem tomado medidas de segurança, isolando as pessoas que vêem das áreas de risco. “O vírus pode demorar para se manifestar na pessoa infectada, assim como nem todo mundo que for contaminado vai gerar a doença, de fato ainda não temos anticorpos para ele”, explica Sabrina.

Ela relata que o Coronavírus pode sofrer mutações e ir se recombinando e originando outros agentes. “Como vivemos num mundo cada vez mais populoso, a China é um grande exemplo disso, temos que estar atentos, pois quanto mais pessoas maior o número de contágio”.

Mesmo que não se tenha casos no Brasil, a Bióloga recomenda alguns cuidados típicos de doenças infecciosas virais como lavar as mãos frequentemente e usar máscaras cirúrgicas, embora só evite a dispersão de longo alcance. Essas medidas já foram adotadas nos locais onde se têm conhecimento de vírus.