17 de fevereiro de 2020
Na última semana, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a fiscalização do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região – CRBio-03, vistoriou quatro municípios do litoral do Rio Grande do Sul, Terra de Areia, Arroio do Sal, Torres e Capão da Canoa.
O CRBio-03 é responsável pela fiscalização do exercício profissional da Biologia nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que implica tanto proteger a sociedade e o meio ambiente, como garantir que os serviços sejam executados por profissionais legalmente habilitados.
Na ocasião foram 25 lugares fiscalizados, como Prefeituras, empresas privadas, empresas de consultoria ambiental e órgãos públicos ligados à Biologia.
Durante a fiscalização na Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento de Capão da Canoa, a fiscal Bióloga Viviane Ferronatto foi recebida pelo secretário Jorge Alberto Arbello, o secretário de obras Eduardo Sarmento, o geólogo Fernando de Souza e a bióloga Letícia Bastos. Na ocasião foi protocolado pela fiscal o pedido do processo de licenciamento do Parque Naútico, localizado na cidade.
Em 2019, o Conselho mapeou as regiões que têm mais emissão de ARTs. No Rio Grande do Sul o maior número se encontra no litoral. A partir dessas informações é possível mapear os lugares onde os Biólogos mais estão trabalhando, o que possibilita definir melhores estratégias de acompanhamento dos serviços executados e da legalidade dos profissionais responsáveis pelos mesmos.