Titulo de especialista em análise clínicas para Biólogos é pauta de reunião no CRBio-03

06 de março de 2020

A legitimidade do Biólogo nas análises clínicas para que obtenha o título de especialista da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC foi a principal pauta da reunião ocorrida entre o vice-presidente do Conselho Regional de Biologia 3ª Região, Brites Pereira, o conselheiro tesoureiro Renato Oliveira Jr, a coordenadora da Comissão de Saúde Juliana Rache, o também membro da comissão Bruno Kilpp Goulart, os assessores jurídicos do CRBio-03 Ernani Daniel e Ioberto Banunas com o Presidente Regional da SBAC Marcello Mascarenhas, na manhã desta sexta-feira (6), na sede do CRBio-03.

A SBAC concede título de especialista somente a médicos, biomédicos e farmacêuticos. No entanto, o vice-presidente Brites relata que houve uma abertura no Rio de Janeiro, onde foi permitido que os profissionais da biologia obtivessem este título.
“O currículo da biologia é bem amplo, nós queremos que Biólogos devidamente habilitados nesta área possam participar do concurso para ter esta titulação, como ocorreu no RJ”, declara o vice-presidente.

“Os Biólogos atuam na área das análises clínicas, eu sempre trabalhei em laboratório e inclusive somos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde como profissionais da saúde”, relata Juliana Rache.

De acordo com o assessor jurídico Banunas a própria ANVISA não exige que apenas médicos, biomédicos e farmacêuticos exerçam esta função e sim profissionais habilitados e regulamentados.
O presidente da Regional comprometeu-se em levar a demanda para a direção nacional.