Biólogas no diagnóstico da COVID-19

 

Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) em março, cujo o diretor é o Biólogo Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou a Pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o profissional Biólogo (a) passou a ganhar mais notoriedade, já que fazem parte do grupo de profissionais da saúde no combate ao vírus.

A presença dos Biólogos na área da Saúde não é de hoje, sendo várias as colaborações que Biólogos deram e dão para o desenvolvimento científico e técnico na área. Hoje, o Conselho Federal de Biologia reconhece mais de 25 áreas de atuação do Biólogo na área da Saúde e mais estão na iminência de serem reconhecidas.

A Bióloga Giovana Tavares dos Santos (CRBio 110952/03-D), formada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em 2009, é uma dessas profissionais que atuam na área da saúde. Em 2010, ela ingressou no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no programa de Patologia, dedicando-se integralmente à pesquisa por 8 anos, trabalhando na análise de marcadores tumorais em neoplasia mamária.

Bióloga Giovana Tavares do Santos

Caminhada longa, mas que me permitiu ingressar no tão almejado mercado de trabalho como pesquisadora”, relata Giovana.

Ela atualmente trabalha como Consultora Técnica de um projeto que tem o objetivo de verificar a prevalência do vírus T-linfotrópico humano (HTLV) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em parturientes no Brasil, um dos diversos projetos executados pelo Hospital Moinhos de Vento por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

De acordo com Giovana, o surgimento da pandemia da COVID-19, formou uma parceria tripla, entre o Ministério da Saúde, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN/RS), que resultou no auxílio do Estado no diagnóstico do “novo” coronavírus. Os testes moleculares são realizados diariamente, com funcionamento das 07h às 22h no laboratório de Epidemiologia Clínica da UFCSPA.

“Estamos trabalhando com uma brilhante e engajada equipe multidisciplinar, sob a Coordenação da Médica Ginecologista e Obstetra Eliana Marcia da Ros Wendland (CRM-RS 22321). Para implementação do diagnóstico, foi necessário a reorganização e adaptação nos processos, aquisição de equipamentos e a inserção de mais profissionais, incluindo alunos voluntários. No laboratório, contamos na equipe com a experiência de Biólogos, Biomédicos, Enfermeiros, estudantes de biomedicina, enfermagem e farmácia, além do suporte de sanitaristas e administrador para auxílio nos processos. Na pesquisa, contamos ainda com a expertise de epidemiologistas, odontólogos, nutricionistas, enfim, um grupo multidisciplinar” conta a Bióloga Giovana.

A Dra. Eliana é ainda mestre, doutora e pós-doutorado na área de epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de especialista em Saúde Pública pela Universidade de Oxford.

Também integrante desse grupo, a Bióloga Taiana Haag (CRBio 118210/03-D), que atua em cerca de 23 anos nesta área, reforça a importância da Biologia e da Ciência:

“Embora Biólogos prestem serviços essenciais, a área da ciência por muitas vezes têm sido ignorada. Com o atual cenário da pandemia do coronavírus, a biologia molecular passou a estar na boca do povo. Cada notícia sobre PCR, sequenciamento ou vacina, está, no fundo, falando sobre biologia molecular. Como bióloga sempre acreditei na importância do diagnóstico molecular e na ciência para que possamos vencer os desafios na saúde humana” relata a Bióloga.

Bióloga Taiana Haag

Ela enfatiza que ao realizar o teste da PCR para o diagnóstico de pacientes com COVID-19, o Biólogo está prestando um serviço não só ao cidadão individualmente, mas a toda sociedade.

“Só assim será possível minimizar o contágio e vencer esta pandemia, alertando principalmente os responsáveis da saúde para que medidas seguras possam ser tomadas. Tenho muito orgulho de todos os Biólogos que, juntamente comigo, estão sendo tão essenciais neste momento”, salienta Taiana.

Taiana é formada é bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutora pela mesma universidade no programa de Genética e Biologia Molecular, além de pós-doutorado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Colega da Giovana e Taiana, a também Bióloga Isabel Cristina Bandeira da Silva (CRBio 063896/03-D) formada há 13 anos, tem o mesmo entendimento sobre a importância do Biólogo na sociedade, principalmente no cenário atual. Ela trabalha em laboratório de biologia molecular desde a graduação.

“Minha formação possibilitou poder ajudar neste momento tão delicado para o mundo. Atuo em um laboratório que está fazendo diagnóstico da COVID-19 e me sinto grata em poder contribuir à sociedade com meu trabalho. Minha responsabilidade no processo é extração de RNA do vírus, além de outras atividades operacionais junto a equipe. Mesmo com uma rotina completamente diferente e adaptada para a nova realidade, seguimos firmes no propósito de contribuir nesta luta, executando nossas atribuições da melhor forma possível” destaca Isabel.

 

Bióloga Isabel Cristina Bandeira da Silva

A Isabel é formada pela Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS), mestre e doutora em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no programa de Ciências Médicas.

A bióloga Giovana relata ainda como tem sido pra ela e para os colegas trabalhar nesta área, considerando o contexto atual:

“Desafiadora, assim como para todos os profissionais da área da saúde que precisaram se adequar, estudar e reinventar. E importante e gratificante pelo sentimento do dever cumprido, retribuindo à comunidade o investimento em meu aperfeiçoamento profissional em Instituição Pública de Educação”, afirma Giovana.

De acordo com a Resolução CFBio n° 227/2010, o Biólogo é habilitado para atuar em Análises e Diagnósticos Biomoleculares, Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos, Gestão de Bancos de Células e Material Genético, Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica, Terapia Gênica e Celular, Bioinformática, Biologia Molecular e Cultura de Células e Tecidos, áreas essas que fazem parte do contexto do combate ao coronavírus (https://cfbio.gov.br/2010/08/18/resolucao-no-227-de-18-de-agosto-de-2010/).