Biólogos usam YouTube para falar de ciência

Muitas iniciativas têm surgido para a divulgação da ciência na internet. Uma característica comum entre elas é o uso de uma linguagem de fácil compreensão, que procura “traduzir” conteúdos técnicos, o que aproxima mais as pessoas das Ciências Biológicas.

Biólogos também têm se aventurado a explorar o YouTube para apresentar temas da ciência utilizando o audiovisual. Alguns deles se aproximam dos grandes “digital influencers”, com milhares de inscritos e milhões de visualizações.

O canal do Biólogo Guilherme Orlandi Goulart (CRBio 53.494/03-D) tem 218 mil inscritos e mais de 13 milhões de visualizações. O projeto é “voltado a estudantes com interesse em compreender a biologia como um todo, seja para passar no vestibular, seja para tirar uma boa nota em uma prova”. Guilherme é licenciado pela Universidade Federal de Santa Maria, atuou na área de licenciamento ambiental, emitindo laudos e pareceres técnicos. Foi professor substituto pela Universidade Paranaense, em Francisco Beltrão. Desde 2008, é professor nos Ensinos Fundamental e Médio e em cursos pré-vestibulares no Sudoeste do Paraná. Realizou curso de Fisiologia Humana pela Duke University, EUA.

Canal do Biólogo Guilherme Goular é voltado para estudantes.

Foto: Reprodução YouTube

O canal aborda temas relacionados a embriologia, botânica, teoria evolutivas, bioquímica, ecologia, dentre outros. Além disso, o canal também conta com a colaboração de professores de química e física.

Blog ‘Biologia para Biólogos’ divulga ciência para público em geral

“Apesar do nome, o conteúdo do BPB não é voltado apenas para biólogos, e em nossa equipe temos zootecnistas, gestores ambientais e médicos veterinários, sempre buscamos uma inter-relação entre as áreas”, diz a apresentação do Biologia para Biólogos. O blog é um dos “braços de conteúdo” da Bio Educação Digital, uma empresa especializada em produção de conteúdo digital.

O portal alcança 130 países e tem mais de 500 mil leitores anuais. Conta com uma equipe 100% online e integrantes de diversas partes do Brasil e outros países. Tem como principal objetivo levar conteúdo de alta qualidade, de forma democrática, para todas as pessoas. Divulgação científica, criatividade, empreendedorismo, educação, conservação e carreira são alguns dos principais temas abordados.

A Bióloga Amanda Lys dos Santos Silva (CRBio 105.797/08-D), mestre em Genética e Biologia Molecular e doutora em Ciências, é uma das autoras do blog. Contribui principalmente com artigos sobre Microbiologia e na revisão de textos. Foi a entrevistada da matéria de capa da edição nº 45 da BioParaná, com o título “Suberbactérias: iminência de uma nova pandemia?” – a revista chegou até ela graças a um artigo de sua autoria publicado na plataforma. “Fiquei feliz duplamente, em poder contribuir na matéria e saber que me encontraram por meio de um texto publicado no blog”, diz Amanda.

Além de artigos, o blog traz sugestões de séries, livros, documentários e jogos para aprender Biologia. O portal também dá dicas para atuação na carreira de Biólogo.

>> Conheça o blog Biologia para Biólogos

‘Observações Naturalistas’ divulga informações sobre insetos

Presente no YouTube (3 mil seguidores), Twitter (162 mil seguidores), Facebook (70 mil seguidores) e Instagram (7 mil seguidores), o Observações Naturalistas é dedicado à divulgação científica e Ciência Cidadã voltada aos insetos.

Perfil no Twitter tem mais de 162 mil seguidores.

Foto: Twitter

“Eu comecei criando verbetes sobre insetos na Wikipédia lá para 2006. Depois, em comunidades sobre insetos no Orkut. Só fui criar página sobre insetos em 2012, no Facebook. O Observações Naturalistas nasceu dela, em 2017. Minha motivação era o fato da informação sobre nossos bichos ser bastante escassa para o público. Quando eu era criança odiava abrir um atlas e só ver bichos da Europa nele. Cadê as informações sobre os bichos do Brasil que eu encontrava? O ON é meio que uma tentativa de contribuir nesse sentido, fazendo essa ponte entre público e cientistas”, afirma Bruno Ramos Uehara, que se identifica como “naturalista e divulgador científico, apaixonado pelo mundo dos pequenos seres”.

Em um de seus vídeos, Bruno faz um desafio ao YouTuber Mussoumano, cujo canal tem quase nove milhões de seguidores. Toda a “provocação” é feita utilizando rimas com insetos (assista aqui).

__

Reportagem do CRBio-07, publicada na edição de Outono da revista BioParaná.