Nota de Falecimento - Georgina Bond Buckup

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) comunica o falecimento da Bióloga Georgina Bond Buckup.

Georgina era Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ecologia pela mesma universidade e Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná.

Foi docente da UFRGS de 1977 a 2003 como professora titular e professora convidada até julho de 2011, orientando mestrandos e doutorandos no PPG Biologia Animal. Foi bolsista de produtividade 1 CNPq até fevereiro de 2011. Atuou como Editora de área da Revista Brasileira de Zoologia. Realizou pesquisas nas áreas de Zoologia e Biologia da Conservação, com ênfase em Taxonomia, Sistemática, Filogenia, Ecologia e Biologia de Crustáceos de águas continentais. Era consultora ad hoc de periódicos nacionais, estrangeiros e de agências de fomento no Brasil e exterior. Atuou na Diretoria da Sociedade Brasileira de Carcinologia, como vice-presidente, gestões 2009-2010 e 2011-2012 e também como membro titular do Conselho Fiscal da SBC gestão 2013-2014. Foi membro fundador da ONG IGRE - Associação Sócio Ambientalista, e Diretora-Presidente (biênio 2012-2013), onde desenvolveu atividades em educação ambiental, projetos de conservação e preservação da biodiversidade dos ambientes límnicos. Atuou como conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (CDES), membro do conselho gestor (2012/2013) e membro da CT Fundo Estadual do Meio Ambiente do CONSEMA RS, e na Câmara Técnica de Legislação e Educação Ambiental do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (COMAM). Foi também Vice-presidente da AGAFAPE (Associação de Familiares de Pacientes Esquizofrenicos), gestão 2018-2020.

Georgina era esposa do Biólogo e também falecido esse ano Ludwig Buckup, ambos, vítimas da COVID-19.

 

Nesse momento de perda, o CRBio-03 oferece os mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas da Bióloga Georgina Bond Buckup.