Conselho Federal de Biologia divulga notas técnicas que definem novas áreas de atuação do biólogo.

Considerando a necessidade de normatizar a atuação do biólogo em Serviços de Medicina Nuclear/Radiobiologia e nas atividades relacionadas a serviços de Perfusionismo, o Conselho Federal de Biologia, CFBio, lançou, em 2016, duas notas técnicas, por meio das quais divulga duas novas áreas de atuação dos biólogos dentro do campo da saúde.

 

Os documentos, que regulamentam os requisitos para o exercício da profissão nessas áreas, são embasados em resoluções e portarias específicas, como a Resolução nº 300/2012, que estabelece requisitos para o Biólogo atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outras atividades profissionais nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção.

No caso da atuação em serviços de Perfusionismo, que integram equipes cirúrgicas, é necessário o conhecimento em fisiologia humana, bioquímica, microbiologia, por exemplo. Já para atuação em Serviços de Medicina Nuclear/Radiobiologia, são exigidos conhecimentos em administração de radiofármacos, biossegurança e radioproteção.

Neste sentido, as notas técnicas avaliam que ao permitir a formação continuada, por meio de complementação de disciplinas em nível superior, pós-graduação na área da saúde, cursos, capacitações e treinamentos direcionadas, o biólogo pode tornar-se apto para exercer atividades específicas na área da saúde.

Acesse www.crbio03.gov.br/notastecnicas e leia as notas técnicas na íntegra.

<< Voltar