CRBio-03 participa de capacitação sobre Vigilância Sanitária e Ambiental

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, CRBio-03, representado pela Bióloga Maria Inês M. R. Bello, integrou a programação do curso piloto de capacitação para Fiscais dos Conselhos Profissionais, Vigilâncias Sanitárias e Ambientais do Estado e Municípios e FEPAM.

Maria Inês M. R. Bello ministrou o Módulo de Biologia de Pragas,apresentando os principais aspectos biológicos, ecológicos, sanitários dos animais considerados como pragas urbanas. A ação conjunta entre o CentroEstadual de Vigilância em Saúde – CEVS e a Fundação Estadual de ProteçãoAmbiental – FEPAM ocorreu no auditório da Federação das Associações deMunicípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, e contou com a participação de agentes fiscais dos Conselhos de Farmácia, Biomedicina, Biologia, Química e Medicina Veterinária, juntamente com os agentes fiscais de vigilâncias sanitárias do estado e municípios e agentes de fiscalização ambiental.

A ideia do curso surgiu por meio de encaminhamentos do Ministério Público Federal,que coordena o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA). Desta forma, os Conselhos Profissionais membros do Grupo de Agentes Fiscais (GAF-RS), que habilitam responsáveis técnicos em estabelecimentos de controle de vetores e pragas urbanas, realizaram a capacitação em formato piloto, com o objetivo de padronizar a aplicação da legislação e os distintos processos de fiscalização.

O curso propôs a observação das diretrizes, definições e condições gerais para o funcionamento das empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas, visando o cumprimento das Boas Práticas Operacionais, a fim de garantir a qualidade e segurança do serviço prestado e minimizar o impacto ao meio ambiente, à saúde do consumidor e do aplicador de produtos saneantes desinfetantes.

Imagens: divulgação FAMURS

Na abertura do evento, esteve presente a Procuradora da República Dra. Suzete Bragagnolo (MPF). Participaram também a Conselheira Secretária do CRBio-03, Silvia dos Santos Reis, e o Fiscal Daniel Pires.