Conselhos debatem profissionais na atuação de levantamentos de Fauna

Estiveram reunidos na sexta-feira, 26 de maio, na sede do CRBio-03, representantes do Conselho de Biologia e do o Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul – CREA/RS.

O objetivo principal: tratar de assuntos referentes aos profissionais dos dois Conselhos em atuação profissional de levantamentos de Fauna. Estavam presentes o Biólogo Jairo Luis Cândido, Vice-Presidente do CRBio-03, a Bióloga Magda Satt Arioli, Coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional do CRBio-03, a Bióloga Inga Ludmila V. Mendes, Conselheira Suplente do CRBio-03, o Biólogo Jonas Bernardes Bica, a Engenheira Florestal Ivone Rodrigues, Coordenadora Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal, a Engenheira Florestal Roberta Klafke, Analista de Processos e Assessora Nacional da CCEEF, o Engenheiro Agrônomo Márcio Schneider, Analista de Processos da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS e o Engenheiro Agrônomo Valmor Christmann.

O Vice-Presidente do CRBio-03, Jairo Luis Cândido, abriu a reunião saudando os participantes e informando o motivo pelo qual foi solicitado o encontro. Enfatizou o quanto é importante alinhar os Conselhos para chegar no entendimento de trabalho profissional para que todos ganhem. “A função nossa é defender a sociedade e nossos profissionais. Considerei muito importante esta aproximação”, declarou.

A Engenheira Florestal Roberta Klafke explanou sobre os cursos de Engenharia Florestal no Estado e seus egressos; a Engenheira Florestal Ivone Rodrigues agradeceu o convite e colocou o CREA-RS à disposição para seguir em conversas e entendimentos entre os Conselhos.

Dentro do debate inicial, o Engenheiro Agrônomo Márcio Schneider questionou se os profissionais biólogos têm atribuições diferenciadas de acordo com o curso efetuado. O biólogo Jonas Bernardes Bica relatou situações em que o biólogo atua em identificação de fauna de acordo com seu currículo, atuando em alguns grupos animais e não atuando em outros.

Os participantes explanaram diferentes situações de cada profissão e seus questionamentos, como por exemplo, no CREA sistematicamente sobre atribuição de biólogos em áreas distintas. Em breve, em uma data próxima, ambos os Conselhos irão se reunir novamente. Ganham os Conselhos, seus profissionais e a sociedade.

Imagem: Rodrigo Bruscato