CRBio-03 homenageia fiscal Daniella Braga pelos 20 anos de serviços prestados

 Na última segunda-feira, 13 de fevereiro, o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região reuniu funcionários e Diretoria para uma celebração especial.

Com 20 anos de serviços prestados ao CRBio-03, completados no início do mês de fevereiro, a fiscal bióloga Daniella Randazzo de Azevedo Braga foi homenageada pelos colegas.

Na ocasião, foi entregue uma Láurea de Reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo de duas décadas.

“Eu agradeço pela surpresa, porque realmente tenho muito prazer em trabalhar aqui. É gratificante receber esta homenagem, pois eu gosto muito do que faço”, declarou Daniella ao receber a placa.  Natural de Palmares do Sul, Daniella graduou-se em Ciências Biológicas pela Unisinos, em 1992. Em 1996, após ver um anúncio no jornal se inscreveu e prestou o primeiro concurso do CRBio-03, sendo a primeira fiscal bióloga do Brasil a assumir o cargo, em 03/02/1997.


Durante os primeiros anos de Conselho, Daniella fez o trajeto de quase 90km diariamente, entre a cidade natal e a capital, conciliando as atividades do Conselho com o emprego que mantinha no interior, lecionando aulas de Biologia em uma escola. Com o passar do tempo, porém, decidiu dedicar-se somente à Fiscalização e descobriu nas ruas, no atendimento ao público e na conquista de resultados o prazer da profissão. Ainda com residência em Palmares do Sul, hoje a profissional calcula que já viajou os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina inteiros várias vezes, além de boa parte do Paraná.


 “Eu gosto de fiscalização na rua. No início não tinha internet, e todo o levantamento de municípios era feito pelo guia telefônico para programar as viagens. Hoje é muito mais fácil, mas sempre tive o mesmo gosto pelo trabalho. A primeira cidade que visitei foi Lajeado. Já voltei lá muitas vezes, mas nunca esqueço da primeira fiscalização que fiz pelo CRBio-03.” conta Daniella.

 
Mãe de dois filhos, ao longo de vinte anos de Conselho Daniella contribuiu efetivamente para o cumprimento da resolução CFBio 05/1996, que implementou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e fez com que o CRBio-03 fosse um dos primeiros regionais a cobrar a certificação em todo o Brasil. Atualmente, com a chegada da ART eletrônica em 2007 e posteriormente a ART online, a emissão do documento ficou menos burocrática, facilitando o trabalho dos biólogos e da Fiscalização. Para a fiscal, no entanto, os papeis nunca foram um problema. “Hoje eu posso dizer que adoro lidar com os processos, relatórios, avaliação de currículos e de áreas de atuação” afirma. 

 

Com especialização em Educação Ambiental, os planos para o futuro são dar continuidade ao trabalho que desempenha na Fiscalização e fazer um Mestrado. “Desejo que possamos trabalhar juntos e cada vez mais”, completou.

Após a confraternização, a Diretoria deu seguimento à reunião para alinhamentos gerais do CRBio-03.