Ética Profissional na Atuação do Biólogo é tema de seminário organizado pelo CRBio-03

Na busca por qualificação e conhecimento, Biólogos, acadêmicos e professores das Ciências Biológicas participaram do seminário Ética Profissional na Atuação do Biólogo, realizado pelo Conselho Regional de Biologia da 3ª região – CRBio-03 na quarta-feira, 28 de junho.

Com um público de aproximadamente 200 pessoas, o evento atingiu o objetivo de integração entre experiências profissionais. Organizado pela Comissão de Divulgação e Publicações do CRBio-03, o seminário contou com a participação da Presidente do Conselho, Clarice Luz, da Conselheira Titular Magda Creidy Satt Arioli, do Biólogo Dr. Mário Luiz Conte da Frota Júnior e do Biólogo Dr. José Roberto Goldim.

 

No primeiro painel, os palestrantes objetivaram esclarecer pontos importantes da Resolução 227/2010, que dispõe sobre as áreas de atuação do profissional Biólogo, explanando sobre Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. Na sequência, após o coffee break, o segundo painel contemplou a questão da Bioética, com apresentação do Biólogo Dr. José Roberto Goldim, laureado recentemente com o prêmio Fritz Jahr International Award for Research and Promotion of European Bioethics.

 

 

A Conselheira do CRBio-03 Magda Creidy Satt Arioli em sua explanação enfatizou o meio ambiente e a biodiversidade, as aptidões do biólogo e aquilo que os biólogos podem fazer. Exemplificou com modelos de assessoria, consultoria, aconselhamento e gestão, falando do período que trabalhou com a prefeitura da Capital e a experiência obtida.

Em seguida, a Presidente do Conselho, Clarice Luz, ressaltou a importância da saúde como algo multidisciplinar, em que todos devem exercer de forma harmônica.

 

 

Abordou ainda a preparação adicional para o biólogo atuar em certas áreas, de que forma realizar a inserção no mercado e depois se especializar, afirmando que a profissão de biólogo é uma das profissões em que os profissionais mais se dedicam ao estudo e conhecimento.

 

 

Para finalizar o painel inicial, Dr. Mário Luiz Conte da Frota Junior falou sobre a busca sistemática por organismos, enzimas, compostos e qualquer atividade exploratória que visa identificar componente do patrimônio. Abordou a engenharia genética: contribuição importante que gera preocupações éticas e ainda sobre grandes debates do uso seguro de transgênicos, aperfeiçoamento biológico, coletividade e evolução.

Após o intervalo, foi a vez do Dr. José Roberto Goldin que abordou a ética profissional na atuação do biólogo. "Código de ética estabelece normas e não justificativa. O conselho aprova o código de ética do profissional, necessita de atualização e estabelece grandes diretrizes". Goldin enfatizou a busca da justificativa para verificar a adequação ou não. "Ética é a busca do bem. Toda atividade do Biólogo deverá sempre consagrar respeito a vida, em todas as suas formas e manifestações a qualidade do meio ambiente. São direitos profissionais do biólogo: exercer sua atividade profissional sem sofrer qualquer tipo de discriminação, restrição ou coerção, por questões de religião, raça ou cor".

 

 

Ao final das palestras, foi aberto espaço para perguntas e respostas, momento em que houve debate entre público e painelistas, gerando orientações e instruções sobre os assuntos levantados.  O seminário, realizado no auditório 105 do Prédio 50 da PUCRS, foi uma promoção do CRBio-03 em homenagem aos 30 anos do Conselho, sem custos para os participantes e que valerá como horas complementares aos presentes.

Confira mais imagens do Seminário acessando o nosso álbum no Facebook. E aproveite também para visitar o nosso canal no YouTube e assistir a diversos trechos do Seminário Ética Profissional na Atuação do Biólogo, clique aqui.