Segundo dia de workshop para funcionários do CRBio-03 aborda mudanças nas relações de trabalho

O Campus II da Faculdade Senac, em Porto Alegre, sediou a segunda parte da capacitação In Company realizada para funcionários do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (CRBio-03) nesta quinta-feira, 3 de maio. “As relações de trabalho no mundo contemporâneo” foi o tema central abordado no workshop.

O curso permeou assuntos como a legislação do trabalho, a percepção e visão crítica, os paradigmas, os tipos de poder e as mudanças nas relações. Dinâmicas, momentos de silêncio e reflexão também fizeram parte do plano de aprendizagem durante o dia. Os presentes puderam exercitar o autoconhecimento, o relacionamento em equipe e o atendimento externo.   

Para a ministrante do curso e Consultora Empresarial em Gestão de Equipes, Fernanda Aguiar, embora sejamos educados para trabalharmos sozinhos, isso precisa mudar. “O que eu faço influencia o trabalho do outro. Nós precisamos pensar num todo, num mundo mais amplo. Não existe equipe com “eus” sozinhos”, afirmou.

A auxiliar administrativa do CRBio-03, Letícia Tietz Marques, participou da capacitação e aproveitou o dia para refletir. “Foi um momento de autoavaliação e observação sobre o trabalho desenvolvido”, disse.

Viviane Ferronatto, Fiscal Bióloga do Conselho, acredita que todos os cursos que visam à qualificação dos funcionários são de extrema importância para o bom andamento das atividades. “A abordagem tanto das relações de trabalho, quanto das relações interpessoais trazem muitos ganhos ao empregador. Funcionários motivados, reconhecidos, satisfeitos, com uma boa gestão e relacionamento entre si, produzem mais e melhor”, salientou.

Por fim, os funcionários também contribuíram para o aprendizado de todos por meio de apresentações de cases sobre a gestão do trabalho em equipe, atividade repassada no primeiro dia de capacitação. Durante cada fala, o grande grupo discorreu conceitos de chefe e líder, relações profissionais e pessoais, e sentimentos de ansiedade e motivação no expediente.

Imagem: Rafaela Trajano