Workshop de Empreendedorismo promovido pelo CRBio-03 ocorre em Porto Alegre no Dia Nacional do Biólogo

“Trazemos hoje esse Workshop no sentido de abrir portas para a inovação e de como fazer isso da melhor forma possível, para que os nossos profissionais cada vez mais façam o seu trabalho com excelência”, iniciou a Presidente do CRBio-03, Dra. Clarice Luz, durante as boas-vindas ao Workshop de Empreendedorismo em Porto Alegre. “Infelizmente, nesse Dia do Biólogo, tivemos uma perda irreparável no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e isso nos entristece muito porque sabemos que os trabalhos de muitos Biólogos estavam lá armazenados” completou ela, finalizando a fala de abertura.


Realizado no dia 3 de setembro, em comemoração ao Dia Nacional do Biólogo, o Workshop de Empreendedorismo reuniu profissionais e estudantes da área na sede da Faculdade Senac. A primeira palestra, com o tema geral Empreendedorismo, foi ministrada por Eduardo Makiyama, Engenheiro de Softwares e Técnico em Processamento de dados. Eduardo discorreu sobre temas como resiliência, modelos de negócio, economia colaborativa e validação de mercado. “As pessoas não querem bens, elas querem experiência. Quando você oferece alguma aplicação, alguma ideia que ofereça uma nova experiência para alguma pessoa, você muda pra ela, e isso não tem dinheiro que pague”, salientou durante sua fala.

 

 

Seguindo a programação, um painel sobre o mesmo tema foi apresentado por três profissionais da área. Gustavo Moreira, Gestor de Projetos de Inovação no SEBRAE, Natália Camargo, empreendedora sócia no e-commerce “Estilo 4 olhos” e novamente o palestrante Eduardo Makyiama, dialogaram com os presentes respondendo dúvidas e questionamentos.

 

 

O Workshop retornou do intervalo evidenciando três cases de Biólogos empreendedores de sucesso nas áreas de saúde, biotecnologia e meio ambiente. A primeira a falar foi a Presidente Dra. Clarice Luz, que iniciou a apresentação discorrendo brevemente por sua trajetória acadêmica e profissional. No decorrer da palestra, Clarice exemplificou a criação de um empreendimento como o LabVitrus, laboratório de análises e pesquisas clínicas fundado e dirigido por ela. A fala permeou temas como caracterização da empresa, estrutura física, equipamentos, rotinas laboratoriais, alvará de saúde e demais conteúdos. “Quando se pensa em investir em saúde, a primeira coisa é caracterizar a sua empresa. O que eu quero fazer e para quem?”, questionou. A Presidente igualmente destacou o suporte do CRBio-03 no desenvolvimento do LabVitrus: “O apoio que eu precisei pra que eu tivesse a regulamentação adequada e pudesse registrar minha empresa, para que a vigilância me aceitasse, eu recebi do meu Conselho. Aqui eu me senti sustentada.” Para finalizar, Clarice sorteou dois testes de estresse como brinde do laboratório aos Biólogos registrados, em dia, e presentes.

 

  

Dando sequência ao evento, o Conselheiro Jairo Luis Candido, fundador da cervejaria Birra del Porto, exibiu seu case aos participantes. A atuação do Biólogo no ramo da cerveja, o controle de qualidade e os processos Biológicos de fermentação e transformação que envolvem o empreendimento foram destacados em sua fala. Dados estatísticos sobre o mercado de cervejarias em escala estadual e nacional foram igualmente apresentados por ele. “O pessoal que consome cerveja está cada vez mais criterioso e só quem tem realmente controle de qualidade e controle microbiológico vai conseguir se manter no mercado”, destacou. Jairo, ao fim da palestra, também sorteou um brinde oferecido pela cervejaria Birra del Porto.     

 

                   

Theo Vieira Larratéa, último case do dia, apresentou a empresa Animal Plan Consultoria Ambiental, explicando sobre áreas de atuação, otimização de resultados, relatórios e investimento em inovação e tecnologia. “A nossa empresa nunca teve concorrentes, sempre tivemos ou clientes, ou parceiros. Focamos tanto nos trabalhos ambientais, que outras empresas de consultoria ambiental nos contratam pra fazer o trabalho para elas”, destacou.

 

 

Ao fim da apresentação de cases, os três Biólogos se reuniram no palco em um painel sobre os assuntos abordados, onde puderam responder novas perguntas e orientar os profissionais e estudantes.

Criatividade, valor, modelos de negócio, produto e serviço foram alguns dos temas tratados durante a última palestra do dia, “Desmistificando a Inovação”, ministrada pelo Administrador Especialista em Gestão da Inovação e Educação Profissional, Giancarlo Giacomelli. O palestrante salientou a importância dos antecedentes e da inovação de uma maneira evolutiva. “Essa ideia de que algo inovador é algo genial não existe, a inovação é por degraus, avançando, fazendo testes. De repente o nível de aprimoramento chega num estágio que vira algo muito legal”, finalizou.

 

 

Como fechamento, a Bolsa de Pós-Graduação no Instituto de Pós-Graduação (IPOG) foi sorteada pela Conselheira Magda Creidy Satt Arioli entre os Biólogos registrados, em dia, e presentes durante o evento.