Presidente do CRBio-03 participa de Audiência Pública para debater disponibilidade de soro antiofídico para a população do RS

Na manhã de quarta-feira, 24 de abril, a presidente do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, Clarice Luz, atendendo convite da presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, deputada Zilá Breitenbach, participou de Audiência Pública, proposta pelo deputado Zé Nunes, para debater sobre a disponibilidade de soro antiofídico para a população do RS. 

 Na abertura da audiência, o deputado Zé Nunes pediu esclarecimentos sobre a limitação na oferta de soro no país, somada à adoção de uma nova logística de distribuição regionalizada no estado. Também apontou preocupação com a extinção da Fundação Zoobotânica, que possuía convênio com o Instituto Vital Brasil. 

 A Presidente do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, Clarice Luz, manifestou preocupação com a ausência de investimento na produção de soro no estado. Segundo ela, toda a produção era centralizada em São Paulo e o Rio Grande do Sul era totalmente dependente daquele estado. Indagou de que forma o RS poderia se inserir nesse processo e colocou à disposição da população o conhecimento e a experiência dos profissionais Biólogos ofertando a informação ambiental necessária e fundamental a todos envolvidos nessa questão.

 Participaram também da Audiência Pública, a diretora de departamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Semai), Ana Elizabeth Carara, que coordena o Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica; a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tani Ranieri e a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Lúcia Mardini.

Imagem: Divulgação CRBio-03