Concurso para Analista Ambiental em Itajaí é retificado e inclui o profissional biólogo

04 de dezembro de 2019

No dia 11 de novembro o município catarinense de Itajaí abriu o edital do concurso para Analista Ambiental, com vagas exclusivas para profissionais com formação em Medicina Veterinária, mesmo sendo essa uma atividade também de capacidade do Biólogo. De acordo com a fiscal do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região, Bióloga Viviane Ferronatto, as atribuições do cargo no concurso também eram compatíveis com as áreas de atuação do Biólogo, conforme disposto na Resolução CFBio n° 227/2010.

                                                                                                                            Emerilson Emerim

O delegado do CRBio-03 em Santa Catarina, Emerilson Emerim, explica que o analista ambiental trabalha principalmente em licenciamento ambiental, onde o currículo do Biólogo é diferenciado por ser um profissional que lida com situações de gestão ambiental e de análise de flora e fauna. “Para ser ter um analista ambiental de uma área específica, o edital tem que deixar muito claro as atribuições, pois esta área é ampla e contempla os profissionais das ciências ambientais”, coloca.
O CRBio-03 encaminhou, dia 19 de novembro, um ofício à prefeitura de Itajaí para que fosse retificado o concurso público. Acatando o solicitado, o edital foi reescrito e publicado novamente dia 28 último, com inserção do Biólogo nas profissões possíveis de concorrer. “Estaremos atentos a todas as possibilidades de inserção de nossos profissionais no mercado de trabalho do RS e de SC. Somos capacitados e a Biologia precisa ser reconhecida como uma profissão de grande importância para o desenvolvimento de nossa sociedade com preservação do meio ambiente”, afirma o presidente do Conselho, Biólogo Jackson Muller.